FENAJ e Sindicatos dos Jornalistas repudiam agressão contra jornalista da Inter TV

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (SJPERJ), o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio (SJPMRJ) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) repudiam veementemente a violência praticada contra o jornalista João Vitor Brum, repórter da Inter TV, em Cabo Frio durante o exercício da profissão. O jornalista foi covardemente agredido nesta segunda, 15, quando apurava fatos relacionados ao desaparecimento de um jovem na Lagoa de Araruama. Além da agressão física, seu equipamento foi destruído e jogado na lagoa por uma pessoa que se dizia amigo do jovem desaparecido.

Este ato leviano e covarde contra o jornalista João Vitor vai contra os princípios constitucionais da liberdade de imprensa, da apuração dos fatos e a responsabilidade de levar a melhor informação para a sociedade. Atos como este atentam contra a democracia.

Neste sentido, os Sindicatos e a FENAJ repudiam a violência sofrida pelo profissional, se solidarizam com o jornalista agredido e solicitam que os órgãos de segurança do município tomem as providências legais contra o agressor.

Lembrando que  de acordo com dados do Relatório da Violência Contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil – 2022, elaborado pela FENAJ, em 2022, foram registrados 376 casos de agressões a jornalistas e veículos de comunicação no Brasil, o que equivale a praticamente um caso por dia.  Basta de violência contra os jornalistas!

Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 2024

SJPERJ – Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro