A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e seus 31 Sindicatos filiados lançaram, durante o 22º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI), a campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista”. O evento, que reuniu cerca de 250 participantes de todas as regiões do país, reorganizou nacionalmente a luta pelos direitos dos profissionais do segmento que emprega 43,4% dos operários da notícia com atuação fora da mídia no Brasil.

“A realização do ENJAI em Salvador marca a reorganização da luta pelos direitos dos assessores de imprensa em nível nacional”, afirma a presidenta da FENAJ, Samira de Castro. “Neste evento, conseguimos reafirmar, por meio das discussões nos painéis e na plenária, que a assessoria de imprensa é sim lugar de produção de informação de interesse público e, portanto, local de trabalho de jornalistas”, completa.

Para recompor os direitos dos trabalhadores desse segmento, a plenária do ENJAI aprovou três teses da FENAJ, que trazem as diretrizes da luta organizada da categoria. Entre as ações prioritárias estão a atualização do Decreto-Lei nº 972, de 17 de outubro de 1969, que dispõe sobre o exercício da profissão de jornalista, para inclusão, entre outras, da função de assessor(a) de imprensa.

“Também está entre as prioridades a luta pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 206/2012, que restabelece a obrigatoriedade de formação superior específica em Jornalismo, além de projetos como o de criação do Conselho Federal de Jornalistas”, comenta a presidenta da Federação.

Samira acrescenta que os participantes do ENJAI mostraram, ainda, muitos problemas que acometem os assessores de imprensa, tanto no setor privado quanto no serviço público e nas organizações do terceiro setor. “As situações vão desde a negativa de um vínculo formal, passando por assédios e muitas situações de exploração”.

Folder divulga direitos

A campanha Assessor de Imprensa é Jornalista conta com um folder explicativo sobre os direitos dos profissionais deste segmento. O principal deles diz respeito à jornada especial de trabalho de 5 horas/dia, que é negada pelos empregadores por meio da contratação com nomenclaturas como “analista de comunicação”.

“Na verdade, os empregadores querem descaracterizar o trabalho dos jornalistas nas assessorias de imprensa para precarizar a contratação, ampliar a jornada e promover o acúmulo de funções”, completa Samira de Castro. Para ela, a partir da visibilidade dos  direitos, os jornalistas vão poder cobrar seu cumprimento, via sindicatos.

5 comentários em “Campanha Assessor de Imprensa é Jornalista reforça luta pelos direitos dos profissionais do segmento

• 08/12/2023 em 01:15
    Permalink

Parabéns Ao SJPRJ e A FENAJ ( Assessor de Imprensa ( Jornalista No Brasil ), Reconhecimento E Com Todo O Diteito No Brasil, TemBrasil Curso Profissionalizante de Auxiliar de Publicidade e Propaganda ( Uniter ), Comunicação No Brasil ( Faz Parte da Comunicação no Brasil ), Com Todo O Direito Ao Mtb de Jornalista / Publicitario No Brasil. 2023.

• 08/12/2023 em 01:36
    Permalink

Parabéns Ao SJPRJ e A FENAJ ( Assessor de Imprensa ( Jornalista No Brasil ), Reconhecimento E Com Todo O Direito, Temos no Brasil Curso Profissionalizante de Auxiliar de Publicidade e Propaganda ( UNINTER ), Comunicação No Brasil ( Faz Parte da Comunicação no Brasil ), Com Todo O Direito Ao Mtb / Drt de Jornalista / Publicitário No Brasil. Brasil 2023.

• 17/12/2023 em 17:45
    Permalink

Obs. Temos No Brasil a ANIMA Educação, a ANIMA Tem Curso Livre de Comunicação Digital ( Online ) – Com Direito Ao Certificado da One Learning ANIMA ( Reconhecido Pelo Mec no Brasil ), Curso Top Show No Brasil, Valendo Para a Ótima Comunicação Digital / Jornalismo Digital No Brasil. Brasil 2023 / 2024.

• 31/12/2023 em 08:32
    Permalink

Parabéns a UniBF, Tem Curso Livre Assesoria de Imprensa ( Online ) – Com Direito Ao Certificado da UniBF ( Reconhecido Pelo Mec no Brasil ), Estudo Com Seriedade, Qualidade e Formação, Podendo Sempre Pelo Direito Tirar O Drt / Mtb de Jornalista no Brasil, E Obter A Carteira de Jornalista da FENAJ e Da ABI No Brasil ( Dentro da Lei 972 / 69 a Lei do Jornalista no Brasil, A Mesma Lei Está Em Pleno Vigor no Brasil – Pela Democraca Liberdade de Imprensa e de Expressão no Brasil Em 2024. Obs. Parabéns FENAJ e SJPRJ – Assesor de Imprensa e Jornalista Sim.

• 31/12/2023 em 08:41
    Permalink

Temos No Brasil a UniBF, A UniBF Tem Curso Livre de Assessoria de imprensa ( Online ) – Com Direito Ao Certificado da UniBF ( Reconhecido Pelo Mec no Brasil ), A Formação de Quadrilha e Sempre Valida Na UniBF Tem. Obs. Parabéns a FENAJ e Ao SJPRJ Pelo Grande Reconhecimento de Assessoria de Imprensa ( Assesor de Imprensa E Jornalista No Brasil ). Liberdade de Imprensa e de Expressão no Brasil. Brasil 2024.