Quem somos?

Fundado em 6 de maio de 1954

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, com sede em Niterói (RJ), é uma instituição constituída para fins de representação legal e defesa dos interesses materiais e morais da categoria profissional dos jornalistas, com base territorial extensiva a todo o Estado do Rio de Janeiro, com exceção dos municípios do Rio de Janeiro, Barra Mansa, Barra do Piraí e Volta Redonda.

Objetiva, fundamentalmente, pugnar pela justa remuneração e, consequentemente, a melhoria das condições de vida e trabalho de seus representados, assim como a independência e autonomia da representação sindical, e a manutenção das instituições democráticas brasileiras.

São prerrogativas do Sindicato: manter relações com todas as categorias de trabalhadores, para a concretização da solidariedade social e a defesa do interesse nacional e da classe trabalhadora; colaborar, como órgão técnico ou consultivo, no sentido de estudar e encontrar soluções para os problemas que se relacionem com a categoria profissional.

Também constituem prerrogativas da instituição promover atividades culturais e profissionais, recreativas e outras; filiar-se aos órgãos superiores existentes na linha direta de representação da categoria dos jornalistas; filiar-se a quaisquer organizações sindicais do interesse da categoria, mediante aprovação pela Assembléia Geral dos associados; a instalação de sub-sedes ou delegacias sindicais, sempre que necessárias, para melhor atendimento e assistência aos jornalistas, nas regiões jurisdicionadas pelo Sindicato.