Boechat poderá ser nome de rua em Niterói

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro está sugerindo que o jornalista Ricardo Boechat, falecido há três dias, seja homenageado com um nome de rua em Niterói. A proposta foi encaminhada ao prefeito interino de Niterói,  Paulo Bagueira, e protocolada na Prefeitura de Niterói pelo presidente do Sindicato, o jornalista Mário de Sousa e por Continentino Porto, Representante do Sindicato junto a Federação Nacional dos Jornalistas.

Na justificativa da homenagem, o presidente do Sindicato, Mário de Sousa, afirma que o Brasil e o Jornalismo  acabam de perder um dos mais importantes profissionais da Imprensa, considerado o maior jornalista de Opinião da atualidade, o companheiro e colega Ricardo Boechat.

Ricardo Boechat exercia o Jornalismo na sua plenitude de critica e opinião, com total independência e ética. Com esta postura conquistou prêmios de Jornalismo, inclusive três Prêmio Esso, afirma o documento.

Ainda na justificativa, o Sindicato destaca que “sem ter nascido em Niterói, no entanto, seus pais moraram na cidade, no bairro de São Francisco, onde até hoje reside sua mãe. Sua infância foi em Niterói, onde estudou no Centro Educacional e foi Coordenador de Imprensa na Prefeitura de Niterói na gestão do prefeito Moreira Franco”.

Para o  presidente do Sindicato, pelo exercício litúrgico do Jornalismo, pelo exemplo que deixa aos seus colegas, aos jovens que começam no exercício da profissão e ao legado que deixa para a História da Comunicação e a sociedade por sua passagem marcante por Niterói, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro sugere ao prefeito interino de Niterói, Paulo Bagueira, que seja dado o nome de Ricardo Boechat a Praia de São Francisco.