Ricardo Boechat pode ser nome de Praça em São Francisco

O prefeito de Niterói em exercício, Paulo Bagueira, recebeu, no final da tarde de ontem, dia 20/2, o presidente do Sindicato dos  Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, o jornalista Mário Sousa, que lhe entregou um documento propondo homenagear o jornalista Ricardo Boechat, recém-falecido, com nome da avenida da orla ou uma praça, do bairro de São Francisco. Participaram do encontro, os também jornalistas Continentino Porto, representante do Sindicato junto a Federação Nacional de Jornalistas, Paulo Roberto Araújo e Vinicius Martins, Coordenador de Comunicação da Câmara de Niterói. Na ocasião, também foi conversado sobre a estátua de Boechat, proposta por amigos, que poderá ser instalada na Praça Radioamadores, também em São Francisco.

Paulo Bagueira elogiou a iniciativa do Sindicato e destacou Ricardo Boechat como um dos maiores jornalistas do País e também seus laços afetivos e familiares com a cidade de Niterói. O prefeito sugeriu que a homenagem fosse feita em conjunto pelos dois poderes: Executivo e Legislativo.

O prefeito de Niterói em exercício Paulo Bagueira recebe o documento das mãos do jornalista Mário Sousa, sendo acompanhado do jornalista Continentino Porto. Foto: Bruno Eduardo Alves

No documento entregue ao prefeito Paulo Bagueira, o Sindicato afirma que o Brasil e o Jornalismo perderam um dos mais importantes profissionais da imprensa, considerado o maior jornalista de opinião da atualidade.

O documento ressalta que Ricardo Boechat exercia o jornalismo na sua plenitude de crítica e opinião, com total independência e ética. E, com esta postura, conquistou os maiores prêmios de Jornalismo, inclusive três Prêmios Esso. Sem ter nascido em Niterói, no entanto, seus pais moraram no município, no bairro de São Francisco, onde até hoje reside sua mãe. Porém, a infância e a adolescência de Boechat foi em Niterói. Ele estudou no Centro Educacional e foi Coordenador de Imprensa na Prefeitura de Niterói.

O presidente do Sindicato, Mário Sousa, afirma que pelo exercício litúrgico no Jornalismo, pelo exemplo que deixa aos colegas e aos jovens que começam na profissão e ao legado que fica para a história da Comunicação, para a sociedade e por sua passagem marcante  por Niterói, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro sugere que seja dado o nome de Ricardo Boechat para a Praia de São Francisco ou para uma praça no bairro.

Foto Principal: O prefeito de Niterói, Paulo Bagueira, o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado, Mário Sousa, e os jornalistas Continentino Porto e Paulo Roberto Araújo / Crédito: Bruno Eduardo Alves