Jornalista é impedido de distribuir jornal na prefeitura de Silva Jardim. Leia a nota de repúdio do SJPERJ

Nota de Repúdio – O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro  repudia a violência contra o jornalista Vinícius Lourenço, editor-chefe do Portal e do jornal Impacto e sua  equipe, que foram impedidos por secretários da Prefeitura de Silva Jardim   de distribuírem o jornal, numa clara atitude inaceitável  de cercear a liberdade de Imprensa e o direito de informação.

Segundo o editor do Jornal, a tentativa de impedir a distribuição ocorreu no bairro de Imbau, em Silva Jardim, quando um  Secretário abordou o jornalista e sua equipe, alegando uma denúncia sobre pessoas estranhas na área. Apesar de já terem distribuído o jornal e de os moradores locais já terem recebido exemplares, o Secretário tentou interromper o trabalho da equipe, identificando-se como subtenente da Polícia Militar.

Vinícius Lourenço afirmou que “Nós vivemos no Século 21 e de maneira nenhuma podemos aceitar e admitir que uma equipe de comunicadores, de jornal, de imprensa, seja cerceada por líderes ou grupos políticos que impedem a fala e a demonstração do que vem acontecendo na cidade.”

O jornal Impacto, acrescentou Vinicius, continuará seu compromisso com a verdade e a transparência, apesar das tentativas de cerceamento, assegurando que a comunidade de Silva Jardim permaneça informada sobre os fatos ocorridos no município.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro solicita aos órgãos públicos de Direitos Humanos, a OAB estadual e todas as  entidades em defesa da liberdade de Imprensa e da Democracia, que apurem, denunciem e manifestem apoio ao jornalista e sua equipe , nesta  tentativa de cerceamento e da livre circulação do veículo de Imprensa.

Mário Sousa