Sindicato e coletivo de jornalistas debatem demandas da classe em Macaé

Após o propositivo encontro com  jornalistas de Cabo Frio, – Interv e Rádio Litoral –  o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro esteve em Macaé, através do seu presidente Mário Sousa e o Representante junto a Fenaj, Continentino  Porto, debatendo os problemas da classe com um Coletivo de jornalistas da cidade. O encontro foi no antigo prédio da Câmara de Vereadores de Macaé, hoje um centro cultural.

Mário Sousa, inicialmente, fez um histórico da crise sindical hoje no País com o fim da taxa sindical e a tentativa de banalização e a desqualificação do Jornalismo com a cassação do diploma pelo Supremo Tribunal Federal e as fake news na rede Social. Mário destacou que só existe razão de existir  Sindicato se houver a representatividade e a união da classe jornalística.

O presidente informou que o Sindicato, através de seus diretores, fará encontros em todas as regiões do Estado para fortalecimento da classe, campanha de novos associados, ouvir as demandas dos jornalistas do interior, culminando na criação de Representações Sindicais por Região.

Divulgação

O primeiro encontro foi em Cabo Frio, os próximos serão em Campos e na Baixada Fluminense, tendo como uma das principais pautas: o fechamento dos dissídios dos profissionais de TVs, Rádios, Jornais e Revistas. Outro anúncio feito pelo presidente do Sindicato foi o convênio  que está sendo feito com o Sesi, que facilitará os associados com atendimento médico, odontológico e na área do lazer.

O diretor Continentino Porto falou da Comissão da Verdade, a primeira  criada por um sindicato no País  e apresentou várias propostas  de melhorias para a classe visando as novas convenções dos jornalistas de Rádios e TVs, Jornais e revistas. Dentre as propostas aprovadas na reunião, um novo piso de R$2.899,00 e de Assessoria de Imprensa de R$ 3.500,00 e acabar com a separação das categorias de Repórter de Redator no interior do Estado.

Entre as questões levantadas, o coletivo de  jornalistas  solicitou  a  presença mais constante do Sindicato no interior, revisão do piso salarial, o excesso de trabalho de jornalistas contratados e de assessoria de imprensa, principalmente no setor público, a criação de um único piso em todo interior, sem divisão de municípios e maior fiscalização nos direitos da categoria.

Presentes, os jornalistas Marcus Aurelio dos Santos, Edmilson Veloso de Lima, Tathiana Costa, Gerson Dudus, Adriana Correa, Lourdes Acostas, Fernanda Vizeu, Monica Torres, Tathiana Campolina.