Sindicato ouve jornalistas em Cabo Frio

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, acompanhado dos diretores Continentino Porto (Representante junto a FENAJ) e Julio Castro, visitaram a InterTv, em Cabo Frio, e debateram com os jornalistas suas demandas visando a formulação do dissídio 2019. Na próxima semana, os diretores estarão em Campos, Friburgo e em seguida, Baixada Fluminense, com objetivo de fortalecer o jornalismo no interior do Estado.

Os diretores do Sindicato também foram recebidos pelo diretor da Rádio Litoral FM, Bernardo Ariston, que mostrou aos jornalistas as dependências da Rádio. Na ocasião, o presidente do Sindicato, Mário Sousa e o diretor Continentino Porto, foram entrevistados, apresentaram e debateram na Rádio Litoral várias propostas na área da comunicação, com a presença do diretor do Jornal Folha dos Lagos, Rodrigo Cabral.

Divulgação

Mário expôs as propostas do Sindicato como a Campanha de Sindicalização no interior do Estado, a criação de delegacias regionais, o convênio com o Sesi, que facilitará atendimentos médicos, odontológicos e lazer para os associados.

Além dos assuntos específicos da classe, foram debatidas questões como as falsas notícias (Fake News) na rede social, o fim do diploma universitário e o fim da taxa sindical. Segundo Mário Sousa, há tentativas de desqualificar o jornalismo com a disseminação das falsas notícias na rede social e o fim do diploma. “Temos que ter cada vez mais protagonistas do jornalismo profissional, comprometidos com a ética.”, destacou.

Mário disse também que o Sindicato está começando uma campanha em os todos órgãos públicos no interior do Estado (prefeituras, câmaras e judiciário), para que abram concursos públicos para jornalistas em Assessoria de Imprensa, exigindo que sejam profissionais.

Continentino Porto lembrou que há uma pesquisa que mostra que hoje existem mais de 15 mil jornalistas em todo País, sem diploma, que conseguiram DRT do Ministério do Trabalho, sem a mínima condição de exercerem com ética a profissão.

Na Rádio Litoral FM, em Cabo Frio, participaram do encontro, Bernardo Ariston, Mario Sousa, Julio Castro, Continentino Porto, Rodrigo Cabral e Ademilton Ferreira.