Sindicato dos Jornalistas empossa nova diretoria

Jornalista, escritor, poeta, artista plástico, autor e diretor de teatro. Com esses requisitos Mario Souza assume a presidência do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro. Durante a cerimônia oficial de posse, realizada na noite da última terça-feira (30), o plenário da Câmara de Vereadores esteve lotado com a presença de familiares, amigos, profissionais liberais e dezenas de jornalistas. A proposta do atual presidente é aproximar a categoria do Sindicato e lutar para diminuir o abismo entre a grande mídia e os jornais do interior.

“Vamos continuar buscando o apoio da classe e fazer um chamamento aos colegas do interior, da Baixada Fluminense e toda a Região Metropolitana. Vamos combater os veículos de comunicação que não contam com um jornalista sequer em seu expediente. A precarização das assessorias de imprensa que, em muitos casos, coloca profissionais não diplomados, não sindicalizados e que nada têm em comum com o jornalismo, também será uma de nossas batalhas”, revela Mario Souza.

Em todo o Brasil são 24 sindicatos de jornalistas. Numa luta travada ao lado da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) a busca é pela volta da exigência do diploma para o exercício da profissão. “O Estado do Rio está à frente nas estatísticas de perseguição aos colegas de profissão, ser jornalista ainda é uma profissão de risco em muitos locais”, disse Mario Souza. A chapa “Vladimir Herzog” da atual diretoria foi eleita para o triênio 2017 a 2020. Com representações de todas as regiões do Estado do Rio, a nova diretoria é composta por jornalistas de Niterói, São Gonçalo, Saquarema, Silva jardim, Nova Friburgo, Petrópolis, Belford Roxo, Campos, Teresópolis e Maricá.

Formaram a mesa principal o ex-presidente Continentino Porto; o atual, Mario Souza; a vice Dulce Tupy; o coordenador de Comunicação da Câmara, Vinícius Martins (representando o presidente Paulo Bagueira); e o deputado estadual Waldeck Carneiro (PT). Entre as presenças destacamos o também deputado estadual Comte Bittencourt (PPS); os vereadores Bruno Lessa (PSDB), João Gustavo (PHS), Paulo Eduardo Gomes (PSOL), Paulo Henrique Oliveira (PPS), os secretários municipais Beto Saad (do Idoso) e Marcos Gomes (da Cultura), os ex-deputados Celio Erthal e Sílvio Lessa, ex-presidentes do Sindicato e muitos colegas de profissão.

A NOVA DIRETORIA

Mário Sousa (Presidente)

Dulce Tupy (Vice-presidente)

Luiz Sergio Caldieri (2º Vice-presidente)