Sindicato dos Jornalistas empossa nova diretoria

Jornalista, escritor, poeta, artista plástico, autor e diretor de teatro. Com esses requisitos Mario Souza assume a presidência do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro. Durante a cerimônia oficial de posse, realizada na noite da última terça-feira (30), o plenário da Câmara de Vereadores esteve lotado com a presença de familiares, amigos, profissionais liberais e dezenas de jornalistas. A proposta do atual presidente é aproximar a categoria do Sindicato e lutar para diminuir o abismo entre a grande mídia e os jornais do interior.

“Vamos continuar buscando o apoio da classe e fazer um chamamento aos colegas do interior, da Baixada Fluminense e toda a Região Metropolitana. Vamos combater os veículos de comunicação que não contam com um jornalista sequer em seu expediente. A precarização das assessorias de imprensa que, em muitos casos, coloca profissionais não diplomados, não sindicalizados e que nada têm em comum com o jornalismo, também será uma de nossas batalhas”, revela Mario Souza.

Em todo o Brasil são 24 sindicatos de jornalistas. Numa luta travada ao lado da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) a busca é pela volta da exigência do diploma para o exercício da profissão. “O Estado do Rio está à frente nas estatísticas de perseguição aos colegas de profissão, ser jornalista ainda é uma profissão de risco em muitos locais”, disse Mario Souza. A chapa “Vladimir Herzog” da atual diretoria foi eleita para o triênio 2017 a 2020. Com representações de todas as regiões do Estado do Rio, a nova diretoria é composta por jornalistas de Niterói, São Gonçalo, Saquarema, Silva jardim, Nova Friburgo, Petrópolis, Belford Roxo, Campos, Teresópolis e Maricá.

Formaram a mesa principal o ex-presidente Continentino Porto; o atual, Mario Souza; a vice Dulce Tupy; o coordenador de Comunicação da Câmara, Vinícius Martins (representando o presidente Paulo Bagueira); e o deputado estadual Waldeck Carneiro (PT). Entre as presenças destacamos o também deputado estadual Comte Bittencourt (PPS); os vereadores Bruno Lessa (PSDB), João Gustavo (PHS), Paulo Eduardo Gomes (PSOL), Paulo Henrique Oliveira (PPS), os secretários municipais Beto Saad (do Idoso) e Marcos Gomes (da Cultura), os ex-deputados Celio Erthal e Sílvio Lessa, ex-presidentes do Sindicato e muitos colegas de profissão.

A NOVA DIRETORIA

Mário Sousa (Presidente)

Dulce Tupy (Vice-presidente)

Luiz Sergio Caldieri (2º Vice-presidente)

Evaldo Nascimento (Secretário)

Adilson Guimarães (Diretor jurídico)

Jurivelson Salomão Santana (1º Tesoureiro)

Pereira da Silva, o Pereirinha (2º Tesoureiro)

Suplentes

Max Wolosker Neto

Inaldo Batista

Ernane Douglas Assumpção

Eraldo Quintanilha

Pablo Pereira Kling

Conselho Fiscal

Silvia Regina Ferreira

Carlos Alberto Antônio

Cláudia Barcellos

Suplentes

Gentil da Costa Lima

José Carlos de Moraes Guimarães

Julio Cesar de Castro Flores

Comissão de Ética

Edgard Fonseca Filho (Presidente)

Maurício Guimarães

José Alves Pinheiro Junior

Rafael dos Santos Ferreira

Leonardo Berna

Representantes junto a Fenaj  

Continentino Porto

Moisés Faria das Chagas

Suplentes

Adelfran Lacerda de Matos

José Ernesto Muzell Vianna

Texto Eduardo Garnier – ASCOM CMN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *