Primeiro encontro de jornalismo estudantil SJPRJ

Relatório do primeiro encontro de jornalismo estudantil, realizado dia 24 de fevereiro de 2018, no auditório do Sindicato dos Bancarios, na rua Maestro Felicio Toledo, nº 495, sala 201, centro – Niteroi-RJ.

A reunião teve início as 15 horas e foi presidida pelo professor de jornalismo e diretor do Sindicato dos Jornalistas, Moysés Faria, autor do projeto.

Participaram do evento, os estudantes, como membro nato, representantes do curso de jornalismo das faculdades: Unisuam, Unigranrio, Estacio e Anhanguera. E representantes do Sindicato dos Jornalistas profissionais do Estado do Rio de Janeiro: Ernesto Assumpção, Continentino Porto, Mario Sousa (presidente SJPERJ) e Moysés Faria – autor do projeto e presidente da sessão, que teve encerramento as 17:58h.

Justificativa:

O escopo do projeto é oportunizar, aos estudantes de jornalismo, o direito a voz, para que, através do Sindicato dos Jornalistas Profissionais, sejam ouvidos, respeitados e possam dialogar, apresentando suas propostas e denuncias que estejam intimamente relacionadas com o que abaixo expõe:

1 – Grade curricular do curso de Jornalismo.

2 – Estágio obrigatório e não obrigatório, nos termos da legislação em vigor.

3 – Estágio supervisionado na relação de contrato entre IES X estudantes X Orgão concedente.

4 – Deveres e obrigações da IES prestadora do serviço educacional.

5 – Direitos e deveres do estudante, contratante do serviço educacional, doravante designado consumidor.

6 – Convenios e oportunidades de estagio para estudantes de Jornalismo.

7 – Criação, implantação e administração do “Banco de Talentos” em sistema eletrônico.

8 – Programa de formação continuada com trabalho de campo potencializado por cursos práticos de técnica jornalistica para mídia impressa e mídia eletrônica, previsto no Projeto de Resolucão, nº 002/18, que cria a Escola Superior de Jornalismo do Sindicato dos jornalistas Profissionais do Estado do Rio de janeiro – Autor: Moysés Faria.

9 – Criação do conselho Estadual de Jornalismo Estudantil – CEJE/SJPERJ.

10 – Mobilizar estudantes de jornalismo, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, para avançar nas discussões sobre o papel dos jornalistas na sociedade.

É hora da virada!
É tempo de mudança!