Editora demite jornalistas de O Fluminense e não paga salários

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro denunciou ao Ministério Público do Trabalho o descumprimento por parte da Editora Jornalística Alberto Ltda, responsável pelo jornal O Fluminense, das leis trabalhistas relativa aos atrasos de salários dos jornalistas que lá trabalham.

A empresa, desde que assumiu a direção do Jornal O Fluminense, atrasa e continua em atraso de mais de 12 meses os salários desses profissionais, além de não terem a menor garantia de que seus benefícios ( FGTS, PIS) estejam sendo recolhidos.

Além da falta de normalidade dos salários mensais, a Empresa tem feito declaração a Receita Federal afirmando de que está pagando integralmente os salários.

No dia 10 de novembro ocorreu uma situação que supera todos os limites da irresponsabilidade e o compromisso ético com os jornalistas : A Empresa fez uma edição do jornal, sem nenhum aviso prévio, desconsiderou a editora que tem seu nome expediente do jornal.

A medida tomada pela Empresa caracteriza uma grave agressão, desrespeito e falta de qualquer compromisso ético com a Jornalista e editora chefe do Jornal, Sandra Duarte.

Neste sentido, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais vem publicamente repudiar estre ato agressivo, sem ética e sem nenhum compromisso com as leis trabalhistas, não só com a jornalista Sandra Duarte e todos os outros profissionais que trabalham no jornal.

Em levantamento feito, já são mais de 30 ações trabalhistas contra esta Empresa, o que levará o Sindicato a fazer nova denúncia no Ministério Público do Trabalho, a Comissão de Ética da Federação Nacional de Jornalistas e da OAB. 134

Mário Sousa