SJERJ se solidariza com jornalista demitida da InterTV ao voltar de licença-maternidade

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro se solidariza com a jornalista Ana Paula Mendes que foi recentemente demitida da InterTV Lagos, afiliada da Rede Globo, ao voltar das suas férias e licença-maternidade. Lamentamos principalmente o momento em que a colega foi demitida.

Diante a tantas demissões de jornalistas que ocorrem de forma massiva e recorrente, a diretoria do sindicato lamenta o comportamento, seguido de desvalorização profissional, que as empresas de comunicação estão tendo com seus profissionais.

Estamos vivenciando uma crise profissional que atingiu não só o segmento de Rádio e TV, como todas as grandes, médias e pequenas empresas de comunicação. Neste momento, o que a categoria espera é que haja um pouco de empatia, consciência e estratégia para fazer valer o trabalho indispensável e reconhecido de uma jornalista profissional como Ana Paula Mendes. A profissional dedicou parte de sua vida a dar o melhor para a empresa, oferecendo seu carisma e profissionalismo para levar informação para milhões de telespectadores espalhados em 50 cidades aqui do estado do Rio de Janeiro

Sendo assim, a diretoria do sindicato não pode deixar de externar sua insatisfação com a demissão de Ana Paula Mendes e de todos esses profissionais que foram pegos de surpresa, e que em consequência terão perdas financeiras, assim como podem ter sua saúde psicológica e emocional afetadas.

Ainda que o SJERJ esteja passando por momentos difíceis financeiramente, vale lembrar que toda sua diretoria e presidência continuam empenhados na luta para a volta da exigência do Diploma Profissional e por melhores condições de trabalho, além de outras questões como mais segurança no exercício da profissão e ampliação dos direitos garantidos pela Convenção Coletiva de Trabalho.

Fica aqui o nosso repúdio a todas essas demissões que assolam diversos veículos da imprensa.