Congresso Estadual de Jornalistas será neste sábado; participe! inscreva-se aqui!

CONVITE

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro vai realizar neste sábado, dia 4 de setembro de 2021, das 9h às 19h, o Congresso Estadual de Jornalistas, virtual, tendo como eixo principal o tema do congresso nacional “Os Desafios da produção jornalísticas: das mudanças tecnológicas às formas de financiamento”.

A abertura será sábado, dia (4/9), às 9h, online, com representantes da FENAJ, ABI, PMN, Câmara, Comitê pela Democratização da Comunicação da ALERJ, Associação Sul Fluminense de Jornalistas, Associação Campista de Imprensa, entre outras entidades e autoridades.

Já confirmaram presença como debatedores e palestrantes: a presidente da FENAJ, Maria José Braga; a Diretora do IACS (UFF), Fávia Clemente; a Coordenadora do Curso de Jornalismo da Universo, Kátia Falcão; a jornalista Dulce Tupi; o jornalista Sergio Caldieri; o jornalista Adelfran Lacerda; o jornalista Edilson Martins.

A palestra de abertura será feita, às 10h, pela jornalista Maria José Braga, presidente da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ).

A inscrição, gratuita, pode feita através do site http://sindicatojornalistasrj.org.br e do e-mail jornalistasfluminenses@gmail.com.

Coordenação de Produção: João Carnavos.

O encontro aprovará propostas e teses para o Congresso Nacional de Jornalistas, que este ano, será realizado, no Rio de Janeiro, virtual, pela Federação Nacional de Jornalistas.

O Congresso vai reunir jornalistas de todo o Estado do Rio de Janeiro, que trabalham em jornais, revistas, TVs, rádios, mídias sociais, empresas de assessoria de Imprensa, profissionais das empresas privadas e instituições públicas, estudantes e professores de Comunicação, jornalistas aposentados e desempregados, etc…

Programação

11h – Mesa 1 – “O Momento atual do Jornalismo no País – Fake news, fim do diploma e ameaças e agressões diárias”
Coordenador da Mesa: jornalista Adelfran Lacerda
Palestrantes: Flávia Clemente, Diretora do IACS (UFF); Kátia Falcão, coordenadora do Curso de Jornalismo da Universo; Sergio Caldieri, vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro.

12.30h – Almoço;

14h – Mesa – “O desmonte do Meio Ambiente e o Jornalismo”
Coordenação: Jornalista Dulci Tupy; Palestrante: jornalista Edilson Martins

15h – Plenária – Apresentação das teses e propostas para a Fenaj;
Escolha de Delegados; Apresentação e leitura da Carta do Estado do Rio de Janeiro; Debate;

19h – Encerramento.

Informações: Mário Sousa: 99756-7379 – Sindicato: 2722-2144 – Silvia: 99562-5300