Vereador vai levar proposta de jornalistas ao plenário

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, Mário Sousa, foi recebido pelo vereador Binho Guimarães (PDT), líder do Governo na Câmara de Vereadores de Niterói, em seu gabinete, tendo como pauta principal a inclusão dos jornalistas da cidade na lista de prioridades para a vacinação contra Covid-19, por ser considerada uma atividade essencial o trabalho desempenhado por esses profissionais, que estão na linha de frente de enfrentamento à Pandemia.

O presidente do Sindicato explicou ao Vereador que os jornalistas estão exercendo um papel primordial que é levar informações para toda a população e, nas coberturas, estão em contato com médicos e pacientes, estando, assim, sujeitos ao risco de contaminação. Mário ressaltou ainda o expressivo número de jornalistas mortos pelo Covid-19 em todo o Estado do Rio de Janeiro e lembrou que o Brasil é o País que registra o maior número de jornalistas vítimas da pandemia. De acordo com levantamento da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), 169 jornalistas profissionais morreram entre abril de 2020 e março de 2021 vítimas da covid. Os dados fazem parte do dossiê “Jornalistas vitimados por covid-19”, que mostra também que em três meses o número de mortes neste ano supera todo o ano de 2020, quando foram registradas 78 mortes de abril a dezembro. Em 2021, são 86 vítimas, 8,6% maior que no total de 2020.

O Vereador, sensibilizado, recebeu a proposta e levará para debate com seus pares, na Casa Legislativa.

Na foto: O vereador Binho Guimarães e o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do RJ, Mário Sousa.