A morte de Vilmar Berna, um notável ambientalista

É com profundo pesar, que comunicamos e lamentamos o falecimento de Vilmar Berna, um dos mais atuante s ambientalistas do Brasil, vítima de infarto, aos 65 anos de idade.

Vilmar Berna participou de vários movimentos em defesa da vida, da sustentabilidade e do patrimônio ambiental em Niterói e no mundo. Era de um profundo conhecimento sobre a realidade e o sistema predatório das nossas riquezas naturais. Foi o fundador e diretor da Rébia, revista e jornal, nos quais compartilhava matérias, críticas e denúncias, com a colaboração de vários colegas ambientalistas.

Em Niterói, antes de ser Diretor do Sindicato, atuou muito em São Gonçalo e participou do movimento de despoluição da Baía da Guanabara, junto com prefeito de Niterói, Axel Grael. Por toda sua trajetória nacional e internacional, sua luta, militância e dedicação à questão ambiental recebeu o Prêmio Global 500, uma comenda em nível de Oscar.

Berna foi diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro em duas gestões, e membro da Comissão de Ética do Sindicato, sempre pautando o Meio Ambiente como uma prioridade. Inspirado em suas ideias, e com sua ativa participação, o Sindicato lançou, e está realizando, o Prêmio Nacional de Jornalismo Ambiental, com apoio da Prefeitura de Niterói.

Amigo, e companheiro de lutas pela dignidade da profissão de jornalista, nosso último encontro presencial foi num almoço em Jurujuba, bairro onde morava, no qual estiveram presentes também nossos diretores Continentino Porto e Sergio Caldieri. Na ocasião, Berna, muito emocionado, nos contou tudo o que sofreu na Ditadura Militar: perseguições, prisão e torturas. E nos revelou o quanto, depois de tantos anos, as marcas das violências sofridas neste período o estavam afetando no presente.

Perdemos um notável e digno companheiro. Fica o seu exemplo, sua história, sua luta de que é preciso avançar rumo à valorização da vida, da sustentabilidade e contra o poder autoritário e devastador.

Nosso respeito e solidariedade à sua família.

Mário Sousa e Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro

Na foto: Vilmar Berna sendo homenageado pelo prefeito Axel Grael no lançamento do Prêmio Nacional de Jornalismo Ambiental