Congresso de Jornalistas acontece amanhã na Câmara de Niterói

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro  realiza nesta sexta-feira, dia 5 de julho, das 9h às  19h, o Congresso Estadual de Jornalistas, no Plenário da Câmara de Vereadores de Niterói, que  reunirá Jornalistas  de todos os municípios Fluminenses para debater o tema “Reafirmar o Jornalismo e o Papel dos Jornalistas”, pauta do Congresso Nacional de Jornalistas, que será realizado pela Federação Nacional Jornalistas (Fenaj). Na ocasião, será comemorado os 65 anos de fundação do Sindicato com homenagens a um grupo de jornalistas.  Em pauta, também, a realidade e as demandas do Jornalismo no interior do RJ. Na ocasião, será redigida, por um coletivo de jornalistas, a Carta de Niterói. A placa comemorativa dos 65 anos de fundação do Sindicato e em homenagem a um grupo de jornalistas terá o nome do jornalista Ricardo Boechat.

Entre outros profissionais, já  confirmaram presenças: o jornalista Chizuo Osawa, presidente da Associação dos jornalistas Correspondentes Estrangeiros no Brasil; o jornalista Ancelmo Gois (O Globo); o jornalista Paulo Gerônimo Pagê, eleito presidente da Associação Brasileira de Imprensa – ABI; Soraya Viegas, Coordenadora do Curso de Jornalismo da Estácio; Professora Kátia Adriana Falcão Pereira Esposito, Diretora do Curso de Comunicação da Universo; o Jornalista Chico Otávio; Roberta Caldas, Representante da ONU; jornalista Cristina Castro, representando o Forum Nacional pela Democratização em Defesa da Liberdade de Expressão.

A inscrição é gratuita  e quem participar da Rodada de Comunicação receberá um certificado e os universitários contarão como hora-aula.

Entre os temas a serem debatidos: “A precarização da profissão do profissional de Assessoria de Imprensa no setor público no interior do Estado”;“O Jornalismo em risco com a desqualificação da profissão”; “A violência e censura contra os jornalistas”; “Manipulação da Mídia e as Fake News – Conflitos e contradições”; Assédio, preconceitos e homofobia nas redações”.

O Encontro  aprovará  propostas e teses   para o Congresso  Nacional de Jornalistas,  que este ano, será realizado no mês de agosto, em Fortaleza, pela Federação Nacional de Jornalistas.  O Congresso vai reunir jornalistas e assessores de imprensa de todo o Estado do Rio de Janeiro, que trabalham em jornais, revistas, Tvs, rádios, Mídias Sociais, empresas de assessoria de Imprensa,  profissionais das empresas e instituições públicas, estudantes e professores de Comunicação, jornalistas aposentados e desempregados,etc…

Contatos: 997567379 -996111674