Federação Internacional apoia Fenaj

Federação Internacional dos Jornalistas reuniu sua diretoria executiva na Palestina, no último fim de semana, e discutiu a situação do Brasil. Moção de apoio foi aprovada por unanimidade. Leia, abaixo, a íntegra em português.

A Federação Internacional dos Jornalistas – FIJ, entidade que representa 600 mil jornalistas em mais de 140 países do mundo, expressa seu total apoio e solidariedade à Federação Nacional dos Jornalistas do Brasil (FENAJ) e aos profissionais brasileiros, diante das ameaças ao futuro das entidades sindicais e às liberdades de expressão e de imprensa. A FIJ olha com preocupação para o Brasil, após a eleição do político de extrema-direita Jair Bolsonaro para governar o país a partir de 1º de janeiro de 2019.

A FIJ respalda integralmente as posições da FENAJ de repúdio à violência contra jornalistas perpetradas por partidários de Bolsonaro durante a campanha eleitoral, às agressões verbais de assessor por meio de mensagens e, igualmente, as palavras desrespeitosas com as que o presidente eleito tem se dirigido a jornalistas e a veículos de comunicação.

Bolsonaro tem dado demonstrações de total desrespeito às liberdades de expressão e de imprensa, mostrando não saber conviver com críticas ou posições divergentes. É inadmissível que utilize de ameaças para tentar intimidar jornalistas e veículos de mídia.

Suas ideias autoritárias, como a defesa da ditadura militar e da tortura, assim como os ataques que desfere contra mulheres e outros grupos minoritários, preocupam o mundo, de entidades sindicais a governos de países democráticos.

A FIJ vai continuar apoiando a FENAJ em sua luta pela democracia, pelas liberdades de expressão e de imprensa, assim como pelos direitos dos trabalhadores, já gravemente feridos pela reforma trabalhista aprovada pelo governo Temer e que Bolsonaro quer aprofundar.

Reafirmamos nossa solidariedade à FENAJ, aos jornalistas e ao povo brasileiro.

Federação Internacional dos Jornalistas.

Ramallah, 18 de novembro de 2018