Colega Jornalista, nós queremos ouvir você!

A crise atingiu a todos nós e o próprio  Sindicato, principalmente, pelo fim da taxa sindical. O objetivo do Governo Federal que aí está é acabar com os sindicatos, que representam e lutam pela categoria. Nossa profissão precisa ser fortalecida. Venha para nosso lado. Veja como é possível atualizar sua anuidade.

Jornalistas, nós queremos ouvir você! Queremos Você presente no Sindicato.

Os sindicatos vivem um novo momento e recebem muitas críticas. “O que fazem pelos jornalistas?”, perguntam estudantes de Comunicação e profissionais da área. Essa é uma realidade que precisa ser debatida. E é verdade que os Sindicatos pouco dialogam com seus associados e também com a sociedade. Precisamos ficar atentos a essas críticas.

É verdade também que a maioria de nossos colegas não toma conhecimento e não se envolve com o Sindicato. Criticam sem tomarem conhecimento do que é um sindicato e o que a entidade faz pela categoria. Outros acham que basta ser sócio, cruzar os braços, não participar de nenhuma assembleia e tudo será resolvido. Não é bem assim.

Cada Sindicato representa uma categoria e luta por seus associados, direitos, novas conquistas, buscando soluções e resolvendo impasses. Mas uma Diretoria não consegue nada se não há participação dos associados, dos jornalistas, dos assessores de imprensa, enfim de toda a classe. Para que haja conquistas e benefícios, cumprimentos de direitos, o Sindicato precisa ser forte, o que só acontecerá com a participação de seus associados. São os associados que decidem as propostas, as reivindicações, os direitos a serem conquistados, negociados e ampliados. Se não houver a participação dos associados não há razão para ter sindicato. A luta é sempre para toda a categoria e não apenas para uma parcela. Sem participação, união e luta, ficaremos sempre nas mãos das empresas e patrões.

Estamos propondo fortalecer o Sindicato com:

Ampliação de sua participação no interior do Estado do RJ;

Criar diretorias regionais eleitas pelos filiados de cada região;

. As reuniões mensais serão ampliadas e realizadas nos municípios de cada região;

. Campanha em todo Estado para novas filiações e nas universidades de Comunicação com preços diferenciados;

Campanha para que o estudante de Comunicação tenha uma pré-filiação;

Campanha, fiscalização e luta para que os direitos dos assessores de imprensa sejam respeitados nas instituições públicas e privadas;

. Campanha, fiscalização e luta para que seja realizados concursos públicos nas prefeituras, câmaras e demais instituições públicas, para jornalistas e profissionais formados em assessoria de imprensa;

. Propor às prefeituras a criação do Conselho Municipal de Comunicação Social, como forma de democratização da comunicação.

. Ampliação das conquistas e do piso salarial.

O Sindicato já vem trabalhando há anos e vamos ampliar ainda mais a luta pelo resgate do diploma universitário, pela democratização da mídia, contra a precarização da profissão, contra o assédio, os preconceitos, a intolerância nas redações, o racismo, a violência contra as mulheres, violência contra os jornalistas, contra a violação dos direitos e da jornada de 5 horas de trabalho, etc…

Encaminhe sua proposta para: jornalistasfluminenses@gmail.com ou faça contato pelo telefone: (21) 2722-2144.