Carteiras da Fenaj voltarão a ser emitidas a partir de 16 de Setembro

Após uma pausa na emissão de novas carteiras desde abril deste ano, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) anunciou que as carteiras de identidade profissional voltarão a ser emitidas a partir do dia 16 de setembro. A interrupção no serviço ocorreu devido a mudanças no fornecedor, nos sistemas de emissão e armazenamento, além da troca do servidor da Fenaj.

A Federação agradeceu a compreensão dos profissionais durante o período de ajustes e reforçou que o documento continua a ser emitido através dos Sindicatos de Jornalistas de cada estado.

“Agradecemos a compreensão de toda a categoria e estamos empenhados em melhorar os processos para oferecer um serviço ainda mais eficiente”, declarou a Fenaj em nota oficial.

A carteira da Fenaj é um documento importante que atesta a qualificação e a atuação dos jornalistas no Brasil, sendo reconhecida nacionalmente.

Para mais informações, os profissionais devem procurar o SJPERJ.

A carteira da FENAJ

Carteira Nacional de Jornalista, criada pela Lei n.º 7.084, de 21 de dezembro de 1982, é um documento de identidade pessoal e profissional, válido em todo o território nacional. Apenas jornalistas com registro profissional no Ministério do Trabalho e Emprego podem obtê-la. O documento é emitido pela Fenaj, que autoriza os Sindicatos de Jornalistas de cada estado a encaminhar as solicitações.

Para obter a carteira, o jornalista deve apresentar os seguintes documentos:
– Carteira de Identidade ou outro documento com número de Registro Geral e data de expedição;
– Carteira de Trabalho com anotação do Registro Profissional;
– Cópia do diploma ou certidão de colação de grau em curso superior de Jornalismo, para os diplomados.

Em caso de renovação, basta apresentar a Carteira Nacional de Jornalista vencida ou prestes a vencer.

O custo para a obtenção da carteira é de R$ 400,00.
No entanto, há um desconto de 75% para os jornalistas sindicalizados que estejam em dia com suas mensalidades, como forma de incentivar a filiação e a manutenção do pagamento regular. O valor do desconto é sustentado pelo sistema sindical. A carteira tem validade de 3 anos.