Feira Literária de Resende destaca a diversidade e debate a censura e as fake news
Com mais de 60 escritores, dezenas de editoras, mais de 400 artistas, convidados especiais, debates, oficinas apresentações e lançamentos, a Feira Literária de Resende (FLIR), na sua quinta edição, será realizada nos dias 06, 07, 08 e 09 de junho de 2019, das 9h às 21h, na Área de Exposições de Resende, com acesso gratuito a todo o evento e com uma extensa programação cultural para o público de todos os gostos e faixas etárias em diversos espaços.
Para Amanda Elias, organizadora da FLIR, “a Feira é o momento de conectar artistas, escritores, livrarias e público presente, são quatro dias de muita literatura, educação e cultura. “Nosso objetivo é democratizar o acesso ao livro, fomentando a literatura, a arte e a cultura, portanto esse ano estamos preparando uma vasta programação totalmente gratuita, focando principalmente no tema principal do evento, a diversidade cultural.”, destaca.
Realizada pela Look Mídia e Ministério da Cidadania e com o apoio cultural do Firjan Sesi, a FLIR destaca este ano a “Diversidade Cultural” com o objetivo de homenagear e representar as diversas culturas existentes no nosso Brasil, tendo como patrona a Narcisa Amália, a primeira mulher a se especializar no ramo de jornalismo no Brasil, sendo conhecida por todo país pelos seus artigos e prosas em favor da Abolição da escravatura, defensora da mulher e de minorias.
Neste sentido, um grupo de jornalistas do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro participará da Feira no dia 9 de junho, das 14h às 16h, com a seguinte programação:
Mário Sousa , escritor e presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, fará palestra sobre o tema “O Jornalismo em risco com a desqualificação da Profissão”; Pinheiro Junior, diretor do Sindicato, abordará o tema: “Ascensão digital consagra o livro; impresso”; Continentino Porto ,escritor e Diretor junto a Fenaj, fará a palestra “O Jornalismo político e a censura”;Sérgio Caldieri, vice-presidente do Sindicato e escritor , abordará o tema “ Manipulação da Mídia e as Fake News”; Dulce Tupy, vice presidente do Sindicato e escritora fará a palestra sobre o, tema: “Jornalismo Cultural”; Célio Pimentel, jornalista e historiador, abordará o tema “ A chegada do trem na Região dos Lagos e o ciclo de desenvolvimento”; Célio Junger, jornalista, pesquisador e advogado, falará sobre “ O negro nos esportes no País”
Entre os convidados especiais, Daniel Munduruku , um dos primeiros escritores indígenas, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, Diretor presidente do Instituto UKA- Casa dos Saberes Ancestrais e autor de 52 livros para crianças, jovens e educadores, incluindo Histórias de índio, coisas de índio . Seu livro Meu avô Apolinário foi escolhido pela Unesco para receber Menção honrosa no Prêmio Literatura para crianças e Jovens na questão da tolerância. Entre outras atividades, participa ativamente de palestras e seminários destacando o papel da cultura indígena na formação da sociedade brasileira.
A FLIR será, novamente, um grande ponto de encontro de escritores, educadores, artistas e público em Resende, colocando em evidência a produção artística local e reunindo todos em um só lugar.
A organização já confirmou mais de 30 expositores entre editoras, livrarias, e sebos, que proporcionarão grandes descontos e variedades de produtos e serviços.
Pensando no público infantil, terá a Flirzinha, um ambiente alegre, com contações de histórias, encontro com autores e apresentações infantis, visando o incentivo ao hábito de leitura nas crianças. O público poderá contar também com diversas palestras, bate-papos e oficinas com diversos temas no Auditório Literário. A Caravana da Ciência, um espaço de educação informal, onde o visitante tenha um contato lúdico, direto e dinâmico com a ciência.
Seu livro Meu avô Apolinário foi escolhido pela Unesco para receber Menção honrosa no Prêmio Literatura para crianças e Jovens na questão da tolerância. Entre outras atividades, participa ativamente de palestras e seminários destacando o papel da cultura indígena na formação da sociedade brasileira.
Com todas essas ações a FLIR tem como objetivo principal estimular a popularização do livro e a democratização do acesso à literatura, criando um ambiente de trocas, diálogos e aprendizados entre todos os presentes. Os detalhes e as programações completas dos espaços da FLIR podem ser conferidas no site oficial do evento www.feiradolivroderersende.com.
SERVIÇO
O quê: FLIR – Feira do Livro de Resende
Data: 06 a 09 de junho de 2019
Local: Área de Exposições de Resende, Resende-RJ
Acesso: Gratuito
Fotos: Mário Sousa, Pinheiro Junior, Continentino Porto, Sergio Caldieri, Dulce Tupy, Célio Pimentel, Célio Junger, Daniel Munduruku, escritor convidado.