Nossa Solidariedade
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, através de seus associados e Diretores, se manifesta publicamente em solidariedade a todas às famílias de Petrópolis pela tragédia das enchentes, com a profunda dor das mortes de parentes, amigos, vizinhos, centenas de moradores ilhados e desalojados e perdas irreparáveis de seus bens materiais.
Solidariedade que se estende a todos colegas da Imprensa Petrópolis que vivem por dentro e na pele a catástrofe de seu povo.
Solidariedade a todas equipes e colegas cariocas e fluminense que cobrem, heroicamente, os momentos desta tragédia, documentando o salvamento de vidas, a destruição e mortes, com imagens inéditas, isenção e emoção, uma realidade cruel e inaceitável.
Solidariedade aos heróicos Bombeiros, Defesa Civil, policiais, que não medem esforços no atendimento as vítimas e na esperança de salvar vidas.
Solidariedade também a rede de voluntários e entidades de todo o País no apoio com doações e serviços espontâneos.
Diante desta tragédia, que se repete, não dá para dimensionar a dor vivida por toda a população de Petrópolis com tantas vítimas e perdas de seus bens materiais. No entanto, não podemos deixar de registrar, criticar e denunciar, a omissão do Poder público, em todas esferas municipal, estadual e federal, que pouco ou nada fez, após tragédias anteriores, para tentar minimizar o impacto dessas enchentes, mesmo com fortunas autorizadas gastas.
É profundamente lamentável que até hoje não haja uma ação pública decente para diminuir o impacto dessas grandes enchentes. A justificativa da politicagem é sempre: “É uma tragédia incontrolável da natureza”.
Mário de Sousa
Presidente