Sindicato dos Jornalistas empossa nova diretoria
Jornalista, escritor, poeta, artista plástico, autor e diretor de teatro. Com esses requisitos Mario Souza assume a presidência do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro. Durante a cerimônia oficial de posse, realizada na noite da última terça-feira (30), o plenário da Câmara de Vereadores esteve lotado com a presença de familiares, amigos, profissionais liberais e dezenas de jornalistas. A proposta do atual presidente é aproximar a categoria do Sindicato e lutar para diminuir o abismo entre a grande mídia e os jornais do interior.
“Vamos continuar buscando o apoio da classe e fazer um chamamento aos colegas do interior, da Baixada Fluminense e toda a Região Metropolitana. Vamos combater os veículos de comunicação que não contam com um jornalista sequer em seu expediente. A precarização das assessorias de imprensa que, em muitos casos, coloca profissionais não diplomados, não sindicalizados e que nada têm em comum com o jornalismo, também será uma de nossas batalhas”, revela Mario Souza.
Em todo o Brasil são 24 sindicatos de jornalistas. Numa luta travada ao lado da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) a busca é pela volta da exigência do diploma para o exercício da profissão. “O Estado do Rio está à frente nas estatísticas de perseguição aos colegas de profissão, ser jornalista ainda é uma profissão de risco em muitos locais”, disse Mario Souza. A chapa “Vladimir Herzog” da atual diretoria foi eleita para o triênio 2017 a 2020. Com representações de todas as regiões do Estado do Rio, a nova diretoria é composta por jornalistas de Niterói, São Gonçalo, Saquarema, Silva jardim, Nova Friburgo, Petrópolis, Belford Roxo, Campos, Teresópolis e Maricá.
Formaram a mesa principal o ex-presidente Continentino Porto; o atual, Mario Souza; a vice Dulce Tupy; o coordenador de Comunicação da Câmara, Vinícius Martins (representando o presidente Paulo Bagueira); e o deputado estadual Waldeck Carneiro (PT). Entre as presenças destacamos o também deputado estadual Comte Bittencourt (PPS); os vereadores Bruno Lessa (PSDB), João Gustavo (PHS), Paulo Eduardo Gomes (PSOL), Paulo Henrique Oliveira (PPS), os secretários municipais Beto Saad (do Idoso) e Marcos Gomes (da Cultura), os ex-deputados Celio Erthal e Sílvio Lessa, ex-presidentes do Sindicato e muitos colegas de profissão.
A NOVA DIRETORIA
Mário Sousa (Presidente)
Dulce Tupy (Vice-presidente)
Luiz Sergio Caldieri (2º Vice-presidente)
Evaldo Nascimento (Secretário)
Adilson Guimarães (Diretor jurídico)
Jurivelson Salomão Santana (1º Tesoureiro)
Pereira da Silva, o Pereirinha (2º Tesoureiro)
Suplentes
Max Wolosker Neto
Inaldo Batista
Ernane Douglas Assumpção
Eraldo Quintanilha
Pablo Pereira Kling
Conselho Fiscal
Silvia Regina Ferreira
Carlos Alberto Antônio
Cláudia Barcellos
Suplentes
Gentil da Costa Lima
José Carlos de Moraes Guimarães
Julio Cesar de Castro Flores
Comissão de Ética
Edgard Fonseca Filho (Presidente)
Maurício Guimarães
José Alves Pinheiro Junior
Rafael dos Santos Ferreira
Leonardo Berna
Representantes junto a Fenaj
Continentino Porto
Moisés Faria das Chagas
Suplentes
Adelfran Lacerda de Matos
José Ernesto Muzell Vianna
Texto Eduardo Garnier ASCOM CMN