Jornalistas de Rádio e TV do Estado do Rio tem Convenção Coletiva 2024/2026

Após quase dois anos de negociação, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro assinou a Convenção Coletiva 2024/2026 dos jornalistas de Rádio e TV da sua base. Apesar da Convenção ter validade de dois anos, as cláusulas econômicas (reajuste salarial, piso, auxílio creche, alimentação entre outros) serão renegociadas ano que vem, até 28 de fevereiro de 2025.

O reajuste conquistado foi de 3,86% a partir de 1 de março de 2024, quitando o período de 1 de março de 2021 a 29 de fevereiro de 2024. Para compensar as perdas da categoria no período, será pago um abono extraordinário de 25% sobre o salário pago em fevereiro desse ano. Os jornalistas que receberem um salário de R$ 10 mil, ou acima, o abono terá um teto máximo de R$ 2.500,00.

Uma das diferenças entre esse acordo e os outros assinados anteriormente é que agora teremos uma isonomia entre os pisos pagos independente do tamanho da cidade e da função. Os pisos vigentes, para quem está iniciando na carreira, tiveram um reajuste de quase 10% e  passaram para:

Jornada de 5 horas – R$ 1.830, 51
Jornada de 6 horas – R$ 2.196,60
Jornada de 7 horas – R$ 2.562,70

Nessa cláusula ainda, há um parágrafo que determina que os jornalistas que recebem o piso normativo receberão um abono extraordinários de 15% sobre o valor do piso praticado em 29 de fevereiro de 2024.

O auxílio creche para quem tem filho até seis anos passou para R$ 346,75 e o seguro de vida para R$ 13.752,70. o restante das cláusulas continuam as mesmas.

“Entendemos que essa não é a melhor e nem a ideal Convenção Coletiva que a categoria poderia conseguir, mas acredito que com mobilização da categoria possamos conseguir avanços nas próximas. É muito importante que a categoria esteja próxima do sindicato, pressionando e participando das assembleias e atividades promovidas pela sua entidade de classe”  – diz a vice presidente, Fernanda Viseu.

Veja a convenção abaixo:

CCT 2024-2026 Jornalistas do Estado_assinados por todos.12.06.24