Estado perde quatro grandes profissionais de Imprensa

Uma semana de tristeza para a classe jornalística brasileira e do Estado do Rio de Janeiro com as mortes de 4 destacados profissionais: o jornalista Antero Greco, da ESPN Brasil, o radialista Washington Rodrigues, o Apolinho, o narrador Sílvio Luiz e o jornalista e apresentador J.Sobrinho.

Apolinho morreu na noite de quarta-feira (dia 15), aos 87 anos, após lutar contra um câncer no Rio de Janeiro. Greco faleceu na madrugada do dia 16/5, em São Paulo, aos 69 anos, também vítima da doença.

Em SP, faleceu Sílvio Luiz, aos 89 anos, em decorrência de um AVC, sofrido durante uma transmissão. Em São Gonçalo, morreu J. Sobrinho, nesta sexta-feira, dia 17/5, nascido em Pernambuco mas fez história em São Gonçalo como jornalista.

Washington Rodrigues passou pelas maiores emissoras de rádio do Rio de Janeiro. Ganhou o apelido de Apolinho em 1969, por causa de um microfone sem fio que usava, similar ao dos astronautas americanos que fizeram a missão lunar naquele ano. Popularizou expressões que transpuseram as fronteiras do futebol, como “briga de cachorro grande” e “pinto no lixo.

Antero Greco dedicou mais de 50 anos ao jornalismo. Na mídia impressa, seu vínculo mais duradouro foi com o jornal O Estado de São Paulo, onde foi repórter, editor e colunista. Na televisão, sua passagem mais marcante foi na ESPN Brasil, canal em que trabalhou praticamente desde a fundação.

Sílvio Luiz, locutor de rádio, participou de radionovelas e foi ator de novelas na televisão. Começou nos esportes nos anos 1960, como repórter de campo mas foi nas cabines de transmissão que se consagrou.

J.Sobrinho começou sua carreira jornalística em 1975, trabalhou no São Gonçalo, O Fluminense, Luta Democrática, nas rádios Fluminense, Capital, América, Bandeirantes, na Revista Única, entre outros. Destacou-se por sua luta em defesa da rádios comunitárias em São Gonçalo e fundou a Associação das Rádios Comunitárias.

O Sindicato dos Jornalistas lamenta a morte destes destacados profissionais de Jornalismo, Radio Jornalismo, apresentadores e narradores, que deixam exemplos e legados para todo o País e o Estado do Rio de Janeiro.
Em nome de toda a Diretoria e Associados nossos sentimentos a todos seus familiares

Mário Sousa
Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro