O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro realizou o 1º Fórum de Jornalistas na Baixada Fluminense, na cidade de Nova Iguaçu, reunindo profissionais de vários municípios da Baixada Fluminense.

Coordenado pelo presidente do Sindicato, Mário de Sousa, o Fórum foi organizado pelo diretor e delegado Sindical Carlos Alberto e pelo Sub- Delegado Sindical, Renato Muniz, também presidente da Cruz Vermelha em Nova Iguaçu, com apoio do jornalista Jorge Bernardes.

O principal objetivo do Fórum, segundo o Presidente do Sindicato, Mário de Sousa, foi ouvir a categoria dos municípios da Baixada Fluminense com suas reivindicações. Mário também destacou a união da classe no sentido de lutar para fortalecimento da categoria, melhoria salarial e ações contra a banalização e desqualificação profissão, principalmente, com as fakes news e o não respeito ao piso salarial.

O Delegado Sindical da Baixada Fluminense, Carlos Alberto, ressaltou a importância do Fórum como histórico na Região e, que sem dúvida, trará novas possibilidades para os jornalistas com os cursos e a sub-sede do Sindicato na Baixada Fluminense.

O Jornalista Renato Muniz, presidente da Cruz Vermelha de Nova Iguaçu, após o debate, levou a comitiva para conhecer as instalações da instituição Cruz Vermelha e as salas que poderão ser ocupadas para sediar a Sub- Delegacia Sindical.

O Presidente do Sindicato, Mário Sousa, homenageado pela Cruz Vermelha em Nova Iguaçu pelo presidente da Entidade, Renato Muniz e o Delegado Sindical da Região, Carlos Alberto

Após duas horas de debates, foram aprovadas várias propostas, entre elas: a importância de uma sub-sede do Sindicato na Baixada Fluminense; a instalação de uma faculdade de Jornalismo na Região; a realização de cursos técnicos de Assessoria de Imprensa e Gestão Digital e a luta para a aprovação da PEC do Diploma.

A categoria também expressou sua preocupação com o número expressivo de assessores de Imprensa na área pública sem serem jornalistas e o exercício ilegal da profissão, principalmente, na Rede Social. Neste sentido, ficou acertado que o Sindicato junto com a Delegacia Sindical da Baixada fará uma campanha junto aos 13 gestores dos municípios da Baixada Fluminense para que passem a respeitar a classe de jornalistas nomeando jornalistas profissionais como assessores de Imprensa, abrindo concursos para jornalismo e aprovando leis em defesa da categoria, como nenhum órgão público pode nomear Assessor de Imprensa sem que este comprove que é jornalista. Assim como todo veículo Impresso ou Online só pode circular na cidade sem tiver em seu expediente pelo menos um jornalista profissional, associado sindical, registro profissional e com contrato de trabalho.

Contato com o Sindicato:

E-mail: jornalistasfluminenses@gmail.com

Endereço: Rua Maestro Felicio Toledo, 495 – sala 1104 – Centro de Niterói

Legenda da imagem de capa: O encontro de jornalistas na Baixada Fluminense

Um comentário em “Sindicato dos Jornalistas do RJ debate problemas da categoria na Baixada Fluminense

• 26/04/2023 em 22:45
    Permalink

Parabéns ao SJPERJ Pelo 1 Forum de Jornalista, Aprovando Propostas de Grande Valor e Volorizando o Jornalista / Jornalismo no Estado do Rio de Valores até Para o Brasil, No Estudo a Formação ( Faculdade de Jornalismo), e Até Cursos, Uma Ótima Sugestão Vou Deixar Aqui Para Cursos Tecnico de Assessoria de Imprensa – Que Seja Até Online ( Para Todos no Brasil ), E Será Sucesso Total Com Certeza, Parabéns ao SJPERJ Pela Ótima e Maravilhosa e Louvalvel Ideia E De Grande Valor No Brasil. Brasil 2023.

Resposta