Jornalistas debatem a manipulação e a democratização da mídia

Noite de emoção e homenagens

Mais de 100m pessoas participaram do encontro com Jornalistas – Rodada de Comunicação com o tema: Quem se Comunica com quem? Da manipulação à responsabilidade Social”, na noite de quarta-feira, dia 22/8, na Casa da Amizade, em Charitas, pelo Rotary Club Niterói Leste em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro. Na ocasião, foram homenageados os jornalistas Estela Prestes, Jourdan Amora, que foi representado pelo seu filho Gustavo Amora, Mauricio Guimarães, Gentil da Costa Lima e Claudia Barcellos.

Para o presidente do Rotary, Ulisses Moreira, o objetivo do evento é levar prestação de serviços para a sociedade. “Assim com o fizemos com outras categorias profissionais desta vez o nosso ciclo de palestras é nesta importante área da Comunicação”, afirmou.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, Mário Sousa, destacou o apoio do Rotary em abrir as portas para os profissionais de Comunicação levando temas de interesse social. “ Estas rodadas de Comunicação organizadas pelo Sindicato com vários temas serão levadas paras as faculdades de comunicação e outras instituições no interior do Estado. Queremos abrir um amplo debate sobre questões relevantes como o Fim do Diploma de Jornalismo, a Democratização da Mídia e as Fake News, entre outros termas,” ressaltou.

Mário falou sobre a Democratização da Mídia ressaltando que existe um monopólio da Comunicação no País, que se sustenta porque recebe mais de 50% da verba pública de publicidade na área federal.

Continentino Porto

O jornalista Continentino Porto abriu a noite dos debates falando sobre o retrocesso histórico com o fim do Diploma, destacando a luta dos jornalistas para reverter esta situação e denunciando milhares de pessoas sem a mínima qualificação exercendo a profissão. Em seguida, o jornalista Pinheiro Junior abordou com precisão o limite entre a o jornalismo e a literatura.

O jornalista Evaldo Nascimento destacou o Jornalismo com o formador de opinião e a responsabilidade social. “ Jornalista não é apenas um repassador de informação , ele tem que está a serviço da sociedade com responsabilidade social”, disse. O jornalista Sergio Caldieri lembrou que a manipulação da Mídia é não de hoje e já vem ocorrendo em outras épocas e também em outras áreas. “O poder sabe como fazer esta manipulação”, disse.

Foram momentos de emoção, as homenagens. Estela Prestes, Colunista de O Fluminense, destacou a importância do resgate do Diploma. O Repórter e cinegrafista Mauricio Guimarães, 85 anos, emocionado, disse está honrado com a homenagem, pela valorização da profissão e representar os repórteres cinematográficos. Gentil Lima, também expressou sua emoção pelo reconhecimento dos seus serviços ao Sindicato e deu um show coimo declamador. A jornalista Claudia Barcellos, bastante emocionada, agradeceu o Sindicato e ao Rotary.

Estela Prestes

Entre outros lá compareceram, universitários da faculdade Universo, a jornalista Aurea Pinheiro, o ex-deputado estadual Michel Saad, o Coach e escritor José Haddad, representando o deputado estadual Comte Bittencourt, Kátia Adriana Falcão Pereira Espósito, Diretora do Curso de Comunicação da Universo, Maria José Latgê, presidente da Fundação Astrogildo Pereira, Aldirio de Carvalho, os jornalistas Célio Pimentel, Kika Magalhães, Rujanyr Martins, Adilson Guimarães, André Leão, Gabriela Nasser, Paulo Vianna, Andre Luiz Bragança, entre outros.